Para um sistema padrão conectado na rede elétrica de sua casa, você vai precisar de um KIT DE ENERGIA SOLAR residencial, composto por: Painéis Fotovoltaicos, Inversor ou Microinversor Solar, Estruturas de fixação dos Painéis Fotovoltaicos no telhado e conectores elétricos específicos para instalações fotovoltaicas (estes devem suportar as condições climáticas de sol e chuva por 25 anos) e outros materiais elétricos comuns que podem ser encontrados em qualquer loja de materiais elétricos.
Na prática você deve comprar o sistema completo, pois a correta especificação e dimensionamento deverá ser feito por Engenheiros especializados e qualificados. Pois, somente Engenheiros e eletrotécnicos podem registrar sua instalação junto as concessionárias de energia para que você receba os créditos de energia e sua instalação seja autorizada.
Quando bem projetado e bem cuidado, pode durar mais de 25 anos.
Os riscos são os mesmos de qualquer instalação e/ou manutenção em sistema elétrico convencional em sua residência. Quando bem projetado e a instalação bem executada, os riscos de choque elétrico ou curto circuito é muito baixo. A escolha de uma boa empresa garantirá que você não tenha problemas no futuro.
Pelo contrário, a manutenção é muito baixa. Os painéis fotovoltaicos necessitam de uma limpeza básica a cada 6 meses com água em localidades de pouca ocorrência de chuvas ou em locais com muita poluição. Para o inversor solar é necessário substituir algumas peças a cada 10 ou 12 anos em média. Em geral os sistemas fotovoltaicos residenciais são projetados para durar 25 anos com o mínimo de manutenção possível.
NÃO. Sistemas On-Grid (conectados a rede da concessionária de energia) sempre será necessário pagar uma taxa mínima para a concessionária para ter a energia ligada em sua residência quando você precisar.
SIM. Se você instalar um sistema de energia solar fotovoltaica autônomo (sistema que armazena energia solar em baterias). Porém estes sistemas costumam ser bem mais caros, mas caso você seja uma pessoa que queira ficar livre da concessionária e tornar-se um gerador autônomo é possível sim.
O sistema de energia solar não funciona durante a noite, a não ser que você tenha um sistema autônomo com baterias para armazenar a energia. Por isso 95% dos sistemas de energia solar são conectados à rede elétrica da sua casa (On-Grid). O sistema é dimensionado para que durante o dia gere energia além do que você precise, injetando a energia excedente na rede da concessionária (este excedente vira créditos de energia). Durante a noite você usa a energia da concessionária e abate seu consumo dos créditos gerados durante o dia pelo seu sistema de energia solar.
Placas solares de boa qualidade em geral possuem um vidro temperado com espessura #3,2mm a prova de granizo. O vídeo abaixo ilustra o quão resistente são as placas de energia solar.
IMPORTANTE: Mesmo o painel sendo muito resistente, nunca ande sobre ele, pois poderá ocorrer microfissuras nas células fotovoltaicas, e assim tendo um desempenho menor que o ideal.
SIM. Se você possuir um sistema de energia solar conectado a rede da concessionária não terá nenhum problema, pois a energia gerada pelo sistema solar está conectado em paralelo com a energia da concessionária e quando a energia gerada pelo sistema solar não for suficiente a energia da concessionária compensa a diferença.
SIM, se for na cobertura e tiver espaço suficiente.
SIM, se for pelo condomínio e a laje/telhado de cobertura tiver área suficiente para instalação.
Para faixadas é possível, porém muito mais caro e produz muito menos energia. Para projetos arquitetônicos específicos até pode funcionar. Para seu apartamento normal na cidade é muito improvável.
SIM, se você utilizar um sistema de fixação de boa qualidade, poderá remover os painéis solares, microinversores ou inversores, caixa de proteção AC e outros componentes que podem ser desaparafusados e reaproveitados em outro local. Desta forma você poderá levar com você seu sistema gerador de energia.
O sistema em média pode variar de 12kg/m² até 17kg/m².
Para telhados de telha cerâmica ele fica em torno de 15kg/m².
Para telhados metálicos com telha trapezoidal ou telha zincada ele pode ficar em torno de 13,5kg/m².
Para lajes de concreto, onde é necessário inclinar as placas de energia solar, ele pode chegar até 17kg/m². Para lajes de concreto onde precisa-se inclinar as placas e não pode perfurar para fazer a fixação é necessário instalar um sistema de lastro e o peso pode aumentar bem mais.
No geral o sistema de energia solar é bem leve e 99% dos telhados suportam sem problemas.
FORMAS QUE VOCÊ PODE APROVEITAR A ENERGIA DO SOL.